Chegou o <i>Carrega no botão!</i>

Carrega no botão! É o novo concurso da RTP-1, que estreará no próximo sábado, pelas 21 horas. É apresentado por uma dupla de respeito – José Carlos Malato e Fernando Mendes -, que assim de novo se juntam para animar os serões de sábado do canal público, neste período estival.

Duas equipas de cinco elementos cada, representantes de distritos portugueses, enfrentam-se «em jogos sempre diferentes com um denominador comum: o humor». Durante 90 minutos disputam um prémio decidido em quatro jogos, onde entram provas de contra-relógio, de raciocínio, de perícia ou conhecimento ou ainda «jogos de aptidão» onde os concorrentes exibem as suas capacidades para cantar, dançar ou até tocar instrumentos. É claro que há pontuações para tudo isto, selecção de vencedores a confluir numa «prova final» e, naturalmente, prémios pecuniários para os vencedores. Na dita prova final surge mais um desafio – os concorrentes têm de ouvir e repetir um conjunto de cinco sequências musicais, que se vão tornando mais longas e rápidas à medida que o jogo vai avançando. «Carrega no botão!» é o acto recomendado a cada grupo quando completa cada jogo.

Não parece tratar-se da imbecilidade do costume em programas que tais, exigindo talento e perícia aos concorrentes. Sendo conduzido pela dupla Malato/Mendes, sem dúvida que este novo programa promete uns bons serões de entretenimento, nos próximos sábados.

 

Campeonato Europeu de Atletismo 2010

 

Vai decorrer no Estádio Olímpico Luís Companys, em Barcelona, Espanha, de 27 de Julho a 1 de Agosto, a 20.ª edição do Campeonato Europeu de Atletismo, onde estarão presentes atletas de mais de 40 países e competindo nas mais diversas modalidades. Apesar da enorme importância desportiva deste evento – que pela primeira vez se realiza aqui ao lado, na vizinha Espanha – a televisão pública portuguesa decidiu remetê-lo para a RTP-2 e só no dia do encerramento.

Assim, iremos ter na RTP-2, no próximo domingo e a partir das 18.30, apenas a transmissão dos lances finais deste importante evento do atletismo europeu e mundial.

Compreende-se: não se trata de «pontapé na bola» do omnipresente e omnipotente futebol,

 

Dá-me Música!

 

No dia seguinte, domingo, a RTP-1 brinda-nos com nova estreia, também programada para o horário nobre das 21 horas. Mais exactamente trata-se de um regresso - o programa de entretenimento Dá-me Música! apresentado por Catarina Furtado -  onde, mais uma vez, «toda a gente canta: os cantores, os seus convidados, a plateia... e até a apresentadora».

O modelo é conhecido: «em estúdio vão estar duas equipas muito animadas e lideradas por alguém famoso, que vão pôr à prova a sua memória musical com o apoio da plateia, que também estará dividida em duas claques».

Não prima pela originalidade nem deixou grandes memórias na edição anterior, mas dá para entreter, se for isso que se pretende.

 

Um filme

 

Aquele Querido Mês de Agosto é um filme português realizado em 2008 por Miguel Gomes (que também escreve o argumento, de parceria com Mariana Ricardo e Telmo Churro) e tem como centro da intriga um pai, uma filha e um primo desta, todos músicos numa banda de baile, que deambulam durante o mês de Agosto no «mundo de férias» dos portugueses do interior, quando estes «regressam à terra, lançam foguetes, controlam fogos, cantam karaoke, atiram-se da ponte, caçam javalis, bebem cerveja, fazem filhos». Por esta sinopse, até é capaz de ser um filme interessante. As interpretações estão a cargo de Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Joaquim Carvalho, Andreia Santos e Armando Nunes e a sua transmissão está prevista para o serão de amanhã, na RTP-1, a partir das 23 horas.  



Mais artigos de: Argumentos

Os «Legionários de Cristo» e a velha conspiração

Nesta coluna, no anterior número do Avante!, começámos a referir uma organização católica menos conhecida cuja acção decorre, normalmente, nos terrenos religiosos e laicos do ensino, da acção social e do combate à pobreza. No universo...

Pequim, outra vez

Para a Fan Shan, a Maria João e o Toi, que me cuidaram e apaparicaram –  Pequim   Ali estava eu, sentado junto a uma ampla janela dum restaurante da zona das embaixadas. Não me sentia como o José Régio quando escrevia «…em Portalegre dizia/ cidade onde...

A camisa verde

A televisão trouxe-me apenas o retrato em imagem fixa, não eventuais imagens filmadas que poderão ter estado ou não em canais que não sintonizei. Mas era bem ele, é claro, apenas mais velho (como aliás todos nós, que ninguém tente excluir-se), e dir-se-ia que...

Dentistas

Os dentistas portugueses começaram a recusar clientes que se lhes apresentem com «cheques do Estado». Razão curta e grossa: o Estado já deve quatro milhões de euros desses pagamentos (40 euros por consulta), segundo a estimativa da Ordem dos dentistas. O Governo não nega,...